Património

Conheça e venha visitar o património emblemático da nossa freguesia

Locais de interesse

Existem lugares aprazíveis nas margens do rio Paiva, um dos quais é conhecido por Caboucos, o qual se tem acesso através da EN 225, junto ao km 10, por um caminho térreo, onde algumas viaturas podem descer, uma outra praia fluvial encontra-se junto à Ponte da Bateira.

Acessível através da EN 225, com estradas municipais e caminhos públicos ligando todos os lugares, esta freguesia é detentora de um interessante património natural e arquitectónico, merecedor de uma visita atenta, destacando-se: a Igreja Matriz, o Solar de Miragaia e a capela de Sta Isabel.

Igreja matriz

A actual Igreja Matriz de Travanca edificada em 1805, tendo sido recuperada em 2001.

Solar de miragaia

O Solar de Miragaia foi edificado antes de 1730, tendo sido habitado por famílias nobres. Em 1994, foi reconstruído e é actualmente, uma unidade de turismo de habitação. Localizado a nascente da freguesia e com uma agradável vista, representa a oferta local em matéria de alojamento, que, embora seja escassa, é de grande qualidade. Outrora lar de famílias nobres o edifício foi totalmente restaurado, mantendo contudo traços de outros tempos, deste a capela própria à azenha de azeite à moda antiga em perfeita harmonia com os confortos da modernidade oferecidos pelos seis quartos, a piscina e a zona de lazer.

Capela de Sta Isabel

Esta capela foi fundada entre 1620 e 1670, tendo sido reconstruída em 1760.